quarta-feira, 31 de julho de 2013

FESTA NA ROÇA 2013

O mês de junho é caracterizado pelas festas populares dedicadas aos santos, cuja comemoração de seus nascimentos ocorrem neste mês, e tem como elementos principais as danças, as comidas típicas, as bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. São as chamadas festas juninas, que se iniciam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e se encerram no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado destas festas ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante esses festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de Santo Antônio, São João e São Pedro veio de Portugal, e o nome “junina” é devido à procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-las ao Brasil, e logo foram inseridas aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa. As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas europeias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina. Não menos famosa, e por já ter se tornado em uma bela tradição, a comunidade da Apresentação do Senhor, do Bairro do Paraíso, realiza há muitos anos a tradicional Festa na Roça, que é uma “festa junina”, lembrando os três santos juninos em um único dia. Este ano foi escolhido o dia 23 de junho, domingo, véspera do dia de São João, cuja a renda líquida auferida foi revertida para as obras que estão sendo construídas pelos Agromonges, que quando concluídas serão destinadas a toda comunidade torrinhense.

É bom lembrar que sempre se insere na programação deste evento uma parte religiosa para celebrar a vida destes santos juninos e uma parte recreativa para deleite do povo presente. A parte religiosa sempre inclui a Santa Missa e a benção do mastro de três faces, em cada uma delas a estampa de Santo Antônio, São João e São Pedro, e a afixação do mesmo bem próximo ao “arraia”, ao pipocar de rojões e bombas.

Seguiu-se o tradicional almoço na barraca de festas com o serviço de porções, deliciosos salgados, o famoso espeto de churrasco do Paraíso, com bebidas e apetitosos doces confeccionados pelas donas de casa do bairro, ao som de duplas sertanejas de Torrinha e da região.

Com plena participação dos habitantes do local e de pessoas da cidade, a Festa na Roça 2013 incluiu show de prêmios com cinco prêmios, corridos através de um bingo, conferido via computador por uma empresa de Brotas, o que impedia os participantes de “comer barriga”. Em que pese essa tecnologia que acusava a cartela ganhadora e se seu proprietário não estivesse presente, o mesmo seria contatado para receber seu prêmio, todos os felizes ganhadores estavam presentes, recebendo no local os prêmios correspondentes.

Porém, o ápice da Festa na Roça 2013 foi a apresentação das quadrilhas de Torrinha e da região: de Torrinha: Coroinhas e Acólitos, Pastoral da Juventude, a famosa Quadrilha do Bairro do Paraíso e do Grupo da Melhor da Idade, composto só de mulheres, que brindaram o povo presente com casamento coletivo, sendo todos os pares noivos e noivas; e da região as renomadas quadrilhas de Dois Córregos e Mineiros do Tietê. Todos os grupos de dança de quadrilha proporcionaram belíssimas apresentações. clip_image002

E para encerrar a Festa na Roça 2013, fomos brindados com belíssimo repertório de clássicos sertanejos apresentados pela Orquestra de Violeiros, de Itapuí, que gentilmente se fez presente para embelezar mais essa tradição da Comunidade do Bairro do Paraíso. Parabéns Agromonges, parabéns Comunidade da Fraternidade da Apresentação do Senhor, parabéns a todas as pessoas que de um jeito ou de outro possibilitaram a realização de mais esse evento que já faz parte de nossa cultura popular. Que Deus abençoe a todos!

Leda e José Eugênio - PasCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário