quarta-feira, 31 de julho de 2013

ANDRÉ CALÇA NETO

clip_image002Este mês nosso homenageado é uma pessoa muito querida por toda a comunidade; simples, humilde, mas com um coração bastante generoso; é o senhor André Calça Neto.

Pessoa de pouca escolaridade, mas de uma vivência maravilhosa; é muito alegre e espontâneo, sabe demonstrar sua bondade e carinho no sorriso que sempre está presente em seu semblante, mesmo nos momentos mais difíceis.

Um homem de muita fé. Há pouco tempo foi acometido por doença muito grave, passou por cirurgia de alto risco, mas está se recuperando, graças à sua confiança em Deus e, como ele diz, em Nossa Senhora Aparecida.

Senhor André nasceu no dia 13 de setembro de 1922; casado com dona Edi Luiz Patricio Calça; tem uma família muito bonita e numerosa.

O casal tem nove filhos: José Luiz; João Batista; Maria Iraci; Regina de Fátima; Jurandir Donizeti; Valdecir Aparecido; Paulo Sérgio; Luzia Aparecida e José Alexandre.

Eles têm quinze netos e um bisneto.

“Seu” André está com 81 anos, mas é muito lúcido e sabe contar todo o seu trabalho voluntário, sua doação e sua participação na comunidade. Há muitos anos, quando ainda pouco se pensava em reciclagem de materiais, ele já realizava um bonito trabalho em prol das entidades sociais, de modo especial, do Lar de Idosos.

Ele descobriu que, na cidade de Casa Branca, próximo a Campinas, havia um hospital que cuidava de doentes acometidos por uma doença chamada “pênfigo foliáceo”, mais conhecida por “fogo selvagem”.

Seu André, com sua carrocinha, recolhia por toda a nossa cidade e sítios, garrafas pet e sacos plásticos vazios de adubo e quando havia uma boa quantidade de materiais ele conseguia alguma condução e os levava até esse hospital que os reciclava para usá-los. Em troca, seu André recebia muitos alimentos; macarrão, óleo, açúcar, bolacha,etc. e roupas, os quais ele encaminhava para as entidades, de nossa cidade. Trabalho muito bonito e de muita ajuda, de modo especial ao Lar de Idosos.

Também o Sr André gostava de ajudar nas festas da cidade, do Mosteiro do Paraíso, do Patrimônio arrecadando prendas.

Era ele quem organizava as cavalgadas e caminhadas no dia de Nossa Senhora Aparecida, do Paraíso até a matriz; participava de romarias até São Bom Jesus de Pirapora onde, com pessoas de Santa Maria da Serra, iam à pé, até aquele local.

Mantinha ainda uma tradição de organizar em sua casa, no dia da Assunção de Nossa Senhora, 15 de agosto, uma missa e a oração do terço, demonstrando assim sua grande devoção a Maria.

Sempre foi muito alegre e espontâneo, participava da tradicional “Folia de Reis”; era ele quem conduzia a Bandeira do Divino.

É ainda um artesão: sabe confeccionar tapetes, cadeiras, quadros, com vários materiais; taboa, cordinhas, tiras de pano, e outros materiais; participou de uma feira de artesanato em São Paulo, incentivado pela professora de artes Katia Buzato.

Como é gratificante para nós conviver com pessoas que nos dão exemplos de vida, de solidariedade e de sabedoria.

Louvamos e agradecemos a Deus por ter colocado em nosso caminho uma pessoa que sabe seguir Jesus e vive seus ensinamentos: Ama a Deus e ao próximo. Obrigada seu André, que Deus continue protegendo-o e o abençoe juntamente com toda a sua família.

Carinhosamente, PasCom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário