sábado, 3 de maio de 2014

Maio, mês de Maria

 

clip_image002Maio é um mês especial. É o mês de Maria, a Mãe de Jesus.

Um dia, numa pequena casa de Nazaré, um anjo apareceu para uma jovem e virgem, para dizer-lhe que Deus a escolhera para ser a Mãe do Salvador. Ela assustou-se e disse que ainda nem era casada e isso não podia acontecer. Seu nome era Maria.

Mas Deus em seu plano de amor a fez sua mãe.

O profundo mistério de ser Mãe de Deus a coloca numa posição privilegiada na história da salvação, elevando-a acima de todas as criaturas. Porém, não podemos esquecer que sua vida foi a de um ser humano semelhante à nossa, com as devidas diferenças, dentre elas, Maria foi concebida sem pecado, não teve o pecado original, o qual todos nós seres humanos tivemos.

Maria também passou por sofrimentos, preocupações, trabalhos, exatamente como nós.

Estamos acostumados a vê-la nos altares, merecidamente, envolta em suas vestes douradas, mãos postas, glorificada. Mas... nos esforcemos para também vê-la de avental, cozinhando, lavando, como nós e mais ainda, cuidando carinhosamente de seu Filho Jesus: “Maria que fez o Cristo falar, Maria que fez Jesus caminhar...”

Se todas as mães merecem ter um dia para serem carinhosamente lembradas e homenageadas, com certeza a Mãe de Deus, que, no Calvário, na Cruz, nos foi dada por mãe por seu próprio Filho Jesus, bem merece ser lembrada e homenageada por um mês inteiro.

A origem do mês de maio como mês de Maria, é decorrente de muitas festas e divertimentos, de um período antigo e de heranças européias.

No mundo pagão, acontecia a Florencia, uma grande festa em honra da deusa Flora Mater, como a deusa da vegetação. Na Europa estas festas ainda são celebradas em diversos países, para homenagear o reflorestamento da natureza, visto que neste período é a Estação da Primavera.

No mundo cristão, como tentativa de corrigir os excessos de grande e muitas festas, a partir do século XVIII, a figura de Maria começa a ser cultuada no mês de Maio. Aos poucos o mês vai tomando um aspecto mariano, começam a surgir práticas devocionais no sentido de homenagear a Virgem Santíssima e, no século XVIII, surge a publicação de obras como a do padre jesuíta Dionisi, considerado o iniciador do mês mariano no sentido moderno.

É importante lembrar que o mês de maio é dedicado a Maria apenas no Ocidente, pois para a Igreja do Oriente, o mês mariano é agosto, quando se celebra a Festa da Dormição de Nossa Senhora (Assunção de Nossa Senhora)

Maio, mês de Maria, é convite para olharmos o céu em homenagem à Mãe de Deus e Mãe de todos nós, seus filhos e filhas. A ela todo nosso respeito e carinho.

Carmen Bonine - PasCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário