sábado, 31 de agosto de 2013

Mês da Bíblia

clip_image002O ano de 2013 será fecundo em oportunidades que podem nos proporcionar experiências significativas de fé. Em meio ao clima de memória e resgate do Concílio Vaticano II, no jubileu dos 50 anos, nos vem a graça da proclamação do Ano da Fé. Além disso, em nosso país, a Jornada Mundial da Juventude nos desafiou a um espírito missionário diante da provocante realidade de valores plurais que os jovens de hoje estão expostos.

Neste contexto, a proposta do mês da Bíblia deste ano poderá ser uma ocasião muito favorável para quem deseja “guardar todos esses fatos em seu coração” como a primeira discípula Maria. O Tema “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Lucas” dará continuidade a temática do ano passado sobre o Evangelho de Marcos. E acrescentará uma grande colaboração em termos de reflexão devido a grande originalidade que o evangelista Lucas imprime à experiência de Jesus vivida pelas primeiras comunidades cristãs que ele acompanhou. O lema: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que tinha perdido!” (Lc 15) quer ressaltar a alegria, uma das características essenciais do discípulo que caminha, como ressuscitado, com o Mestre.

Ao nos brindar com a Exportação Apostólica Dei Verbum sobre “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”, o Papa Bento XVI nos chama a atenção, de modo especial, sobre a importância da alegria que os discípulos de Jesus são convidados a irradiar. Inicia e conclui o documento colocando em destaque o tema da alegria. No parágrafo 2 da Exportação, intitulado “Para que a nossa alegria seja perfeita”, o Papa faz o seguinte apelo: “Exporto todos os fiéis a redescobrirem o encontro pessoal e comunitário com Cristo, Verbo da Vida que se tornou visível, a fazerem-se seus anunciadores para que o dom da vida divina, a comunhão, se dilate cada vez mais pelo mundo inteiro. Com efeito, participar da Vida de Deus Trindade de Amor, é a alegria completa (cf. 1Jo 1,4)”. E concluindo o documento, no parágrafo 123, chamado “A Palavra e a alegria”, o Papa diz essas palavras emblemáticas: “O anúncio da Palavra cria comunhão e gera alegria [...]. Trata-se da alegria como dom inefável que o mundo não pode dar. Pode-se organizar festas, mas não a alegria. Segundo a Escritura, a alegria é fruto do Espírito Santo (cf. Gl 5,22), que nos permite entrar na Palavra e fazer com que a Palavra divina entre em nós e frutifique para a vida eterna. Anunciando a Palavra de Deus na força do Espírito Santo, queremos comunicar também a fonte da verdadeira alegria, não uma alegria superficial e efêmera, mas aquela que brota da certeza de que só o Senhor Jesus tem palavras de vida eterna(cf. Jo 6,68)”.

Tudo isso nos motiva para vivermos com muita intensidade a experiência do mês da Bíblia e a renová-la a cada ano. Fica então aqui o convite a toda nossa comunidade a participar dos encontros destes estudos no mês da Bíblia, nos dias 16, 23 e 30 com início as 19:30h no centro de pastoral, e que o Evangelho de Lucas, que também nos acompanha o ano todo por meio da liturgia, nos proporcione vivências marcantes para fazer o Reino de Deus crescer em nós e entre nós.

Pe. Carlos Menezes Junior

Fonte: Do livro de estudos para o mês da Bíblia 2013 - CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário