Moacyr Pagnocca, um cristão autêntico
É com muito carinho que este mês nós, comunidade paroquial de Torrinha, prestamos nossa homenagem ao estimado Sr. Moacyr Pagnocca, por tanta doação de vida, pelos seus serviços prestados a Deus e aos irmãos.
“Seu” Moacyr, como carinhosamente o chamamos, nasceu em 20/12/1928, em Santa Gertrudes, SP. Era filho de Catharina Tonon Pagnocca e Vitório Pagnocca; casado com dona Antonia Delastra Pagnocca, tem três filhos: Catarina, Dorival (Duda) e Cristina; seis netos, um bisneto e duas irmãs.
Veio para Torrinha ainda criança e freqüentou a escola rural na Fazenda Olivetti, onde teve o prazer de ter como colega e amigo, o Padre Antonio Tomboloto. Quando criança e moço foi lavrador, trabalhando com seus familiares no Sítio Bom Fim, até mais ou menos 1950, passando a trabalhar na Usina Hidrelétrica Três Saltos, onde morou por 33 anos. Aposentando-se, veio morar aqui na zona urbana, em nossa querida Torrinha. Muito religioso, começou a dedicar-se mais à nossa Igreja e, durante vinte anos, toda a semana, “seu” Moacyr enfeitava o altar dedicado ao nosso padroeiro com suas belíssimas flores, e, no dia19 de Março e em todas as procissões, era ele quem , com carinho, enfeitava o andor de São José. Era também responsável pelos enfeites da Igreja nas cerimônias de casamentos.
Participou durante muitos anos, com sua esposa Dona Antonia, da festa de setembro e outras mais, trabalhando na cozinha, nos arranjos e limpeza do Re-Canto do Gallo. Na parte religiosa participava com amor das atividades: Eucaristia, Coroação de Nossa Senhora e outras. Foi Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística auxiliando nas celebrações e também levando Jesus Eucarístico aos enfermos, tanto nos sítios como na cidade. O senhor Moacyr sempre amou a natureza cuidando com carinho de suas plantas, suas orquídeas, seu quintal sempre verde, o seu “Paraiso”, como gosta de falar e também é muito habilidoso, um artista. Gostou sempre de pintar quadros, artes plásticas, restaurar imagens de santos, fazer vasos e outros enfeites.
É uma pessoa muito especial, simples, mas de grande conhecimento e um coração que cativa a todos com quem se relaciona.
“Seu” Moacyr, todo nosso carinho, nossa gratidão por tudo o que o senhor representa e que Deus o conserve por muito tempo ensinando-nos a viver e a amar como Jesus lhe ensinou.
PasCom e colaboração de Catarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário