sábado, 31 de agosto de 2013

JMJ RIO 2013, UMA AVENTURA INESQUECÍVEL

Uma aventura. Um sentimento. Uma razão. Seguir a Cristo. Passamos por lugares diferentes e vivemos emoções diferentes. Conhecemos pessoas de culturas e idiomas diferentes, mas estávamos unidos e com um único objetivo: o amor. Desde quando saímos do ônibus e pisamos em terras desconhecidas, alegramo-nos por ver pessoas que mesmo não nos conhecendo nos acolheram em suas casas da mesma forma que acolheram o Cristo. Um café da manhã diferente nos recepcionou. Diferente porque não era a comida que nos alimentava, mas sim os sorrisos de novos conhecidos. A partir de então começou uma nova busca. Uma busca que se completava a cada momento que os olhos se cruzavam. Um dizia “oi” e a resposta era “hi” ou talvez “Hola”. Como foi bom chamar de amigo, de irmão, uma pessoa de outro continente. Em cada ponto que olhávamos podia-se ver três cores: azul, amarelo e verde, as cores dos kits peregrino, que faziam de todos, membros de uma só nação: A nação jovem.

Muitos dos momentos que juntos partilhamos não podem ser aqui expressos, já que o inexplicável não se explica, se vive. Como foi maravilhoso entrar no circular e cantar músicas tocadas pelo som do violão de quem acabara de entrar. Como foi bom poder dormir observando as estrelas na praia de Copacabana e ao mesmo tempo refletir sobre a nossa vida. O cansaço estava presente, mas o amor era maior e vencia. A cada minuto algo nos surpreendia. Era Deus. O nosso Papa Francisco nos disse: “Deixe-se surpreender por Deus”. Isso foi motivo de muitas alegrias e mais partilha ainda, já que Deus nos surpreende no rosto do irmão.

Aprendemos diversos segredos que nos eram ocultos. Aprendemos que para ser feliz basta fazer alguém feliz; que para ser amado basta amar; que para plantar um sorriso em quem há muito tempo não sorri, basta sorrir. Aprendemos que apesar das injustiças e mediocridades do mundo, ainda existe amor e simplicidade. Aprendemos que não existe barreira grande demais para se enfrentar quando estamos acompanhados de Cristo. Aprendemos também, a mais preciosa das lições: que para viver, basta SERVIR. “Ide, sem medo, para servir” (Papa Francisco, Missa de Envio), palavras que tocaram no mais profundo do nosso coração. Pois bem, voltamos para a comunidade e, sem medo, vamos servir.

Era 26, 27 e 28 de julho. Dias inesquecíveis e que ficarão na memória de todos nós, da pastoral da juventude, já que pudemos estar presente no maior evento da Igreja Católica e presenciar momentos fundamentais para a continuidade de nossa vida pessoal e pastoral. Queremos aqui agradecer a todos que nos ajudaram durante quase dois anos de preparativos e trabalhos que realizamos para que pudéssemos estar entre os 3 milhões de jovens que se encontraram com o Papa. Nosso muito obrigado, de forma sorridente e humilde assim como o Papa nos ensinou e mostrou. Ah, e em 2016, #partiu Cracóvia, Polônia!

Maicon Al. Prado de Sá - Pastoral da Juventude

clip_image002clip_image004

Nenhum comentário:

Postar um comentário