Este mês, reconhecendo o trabalho de muitas pessoas de nossa comunidade, nosso Boletim Paroquial, com gratidão, carinho e admiração, procura divulgar um pouco do trabalho voluntário exercido pela Avoccat: Ajuda Voluntária no Combate ao Câncer de Torrinha, que tem por finalidade, como o próprio nome diz, a ajuda voluntária aos doentes portadores de câncer, do nosso município.
Todos nós somos responsáveis por um mundo mais humano, justo e solidário, menos desigual e com as mesmas oportunidades e direitos para todos e, isso é realizado por essas voluntárias, devendo ser reconhecido e apoiado por nós todos.
Essa entidade Avoccat é constituída, atualmente, por um grupo de 23 voluntárias que atuam diretamente junto aos pacientes carentes.
O serviço voluntário não deve ser confundido com doação material, que também se faz necessária; na doação abrimos mão do dinheiro ou de algum bem, já no serviço voluntário, a pessoa doa algo de si, de seu trabalho, de seu tempo. O voluntário presta serviço não remunerado em benefício do próximo. Pelo impulso solidário ele busca atender às necessidades do outro e suas próprias motivações pessoais.
Muitos são os motivos que justificam a existência dessa entidade no nosso município, entre eles citamos:
o câncer é uma das maiores causas de morte no país; a política nacional de saúde de caráter preventivo não atinge a toda a população; os meios oficiais para seu tratamento, dados seu custo e dificuldade de orientação, são inacessíveis à grande parte da população; a prevenção ao câncer, melhor caminho a ser seguido, requer um trabalho contínuo de conscientização.
Para dar o melhor atendimento possível aos doentes o grupo de voluntárias desenvolve atividades junto ao usuário (doente), junto às famílias e à comunidade.
Dada a sua importância, transparência, eficácia e organização no trabalho que realiza, a Avoccat conta com vários recursos para manter o atendimento: contribuição mensal através de carnês; doações em dinheiro ou bens; brechó onde se vende objetos, utensílios, roupas e sapatos usados; participação em eventos sociais: F’est Inverno, Festa do Peão, Encontro Café com Leite, Feira de Artesanato.
A Avoccat conta também com uma Subvenção Social do Poder Público Municipal e com o apoio das farmácias que oferecem descontos na compra de medicamentos aos pacientes.
A AVOCCAT atua em Torrinha desde 1997, registrada na Comarca de Brotas a 12/04/1999. Possui registro no Conselho de Assistência Social (CNAS); Declaração de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.
Possui seu Estatuto próprio, Regimento Interno e é administrada por uma diretoria e conselho fiscal eleitos por 3 anos sendo a atual com mandato até 2015, e está assim constituída: presidente: Carmen Rosane Pissolato de Abreu; vice-presidente: Maria Joaquina Leme Bortolai; 1ª secretária: Nadyr Golinelli Rochite; 2ª secretária: Isa Martins Tomazini; 1ª tesoureira: Luzia do Carmo Peroto Pastori; 2ª tesoureira: Silvia Mascaro de Figueiredo.
Conselho Fiscal: 1º membro efetivo: Carmen Aparecida Matozinho Caneppele; 2º membro efetivo: Helena Bueno da Silva Bernardes; 3º membro efetivo: Cleidenir Aparecida Tomazini; 1º membro suplente: Therezinha Parússolo Botteom; 2º membro suplente: Carolina Leonilda Blumer; 3º membro suplente: Edna Aparecida Rampazo Massini.
A todas vocês voluntárias envolvidas nesse tão belo e humanitário trabalho, tanto as mencionadas que participam da diretoria atual, como as demais que, com o mesmo amor e abnegação se doam, nosso reconhecimento e pedido a Deus para que as abençoe.
Encerramos com uma frase de incentivo citada pelo Padre Nilton em uma de suas reflexões sobre o evangelho: ”Não devemos ter medo da solidariedade, de colocar o que somos e temos à disposição de Deus, em favor dos irmãos”.
Com muito carinho e gratidão,
PasCom
Nenhum comentário:
Postar um comentário