sábado, 1 de junho de 2013

PADRE NILTON ANTONIO MARQUES... 25 ANOS DE DEDICAÇÃO A TORRINHA

clip_image002Há exatos 25 anos, no dia 21 de maio de 1.988, chegava em nossa cidade um jovem padre, para assumir a Paróquia São José de Torrinha, que se encontrava vaga desde 28 de março daquele ano, em virtude do falecimento do Pe. Fioravante Ruffino Filho, o querido Pe. Fiore. Desde a sua morte até aquela data a Paróquia vinha atravessando momentos difíceis, sem pároco; as celebrações eucarísticas eram realizadas apenas e tão somente aos domingos por padres da região, especialmente pelo Padre Doni, da Paróquia de Itirapina. Naquele dia, em celebração eucarística, presidida pelo Senhor Administrador Apostólico da Diocese de São Carlos, D. Constantino de Amstalden, tomou posse NILTON ANTONIO MARQUES, permanecendo até os dias de hoje conosco exercendo aqui o seu apostolado sacerdotal.

Padre Nilton, com seu jeito simples, conseguiu a todos cativar, a começar pelas crianças até os jovens, adultos e idosos, amando a todos com especial dedicação e carinho, conduzindo a Paróquia de forma irrepreensível, com esmerado zelo pelas coisas de Deus. Profundo conhecedor de liturgia deu vida nova às celebrações dominicais valorizando a participação efetivos do leigo.

A 4 de janeiro de 1.996, transferiu-se definitivamente para o Bairro do Paraíso, onde havia fundado os Agromonges para o trabalho com a terra, o Mosteiro do Paraíso, com caráter de vida monástica beneditina, que tem como eixo principal o Ofício Divino da Liturgia das Horas e desta casa santa surgiram as vocações para o sacerdócio do Padre Carlos e do Padre Antônio Marcos, o Marquinhos, como é mais conhecido.

Por isso que existem datas das quais não podemos nos esquecer, principalmente aquelas que dizem respeito a alguém muito especial como você, Padre Nilton, pela história de sua vocação sacerdotal vivida nestes vinte e cinco anos cá entre nós.

Padre Nilton, queremos que saibas que a grande família do povo de Deus, aqui em Torrinha, é abençoada pela sua presença e pelo seu trabalho, por sua sabedoria pastoral e também pelos seus conselhos que sempre nos direcionam para o caminho, a verdade e a vida, que é Nosso Senhor Jesus Cristo. Comemorar os vinte e cinco anos de sua presença aqui conosco é ter a mais plena certeza de que todos nós, com a graça de Deus, somos capazes de a cada dia sermos melhores, de fazermos mais amigos, de podermos ajudar mais as pessoas, de ensinar novas lições, de sorrir novos motivos, de dar cada vez mais amparo, de rezar mais preces e de agradecer muito mais. É também amadurecermos um pouco mais e olhar para a missão de lançar as redes em águas mais profundas, como uma dádiva de Deus.

A tua vida de vocacionado e o tempo que a comunidade de ti desfruta nos faz ter a certeza de que tudo isso é dom de Deus, para o qual foi preciso abrir mão de muitas coisas essenciais à vida, como a família, o conforto, os amigos, a liberdade. É um verdadeiro despojar-se de si mesmo para se obter tudo aquilo que é ofertado por Deus. Por isso que celebrar esta importante data é também celebrar a vida de alguém que faz de sua vida um culto litúrgico, que se identifica com a realidade da cruz, que é doação, amor e entrega aos irmãos e à Igreja, fazendo de sua vida um sacramento intenso e fecundo.

Nossa comunidade, em sinal de agradecimento, participou de Santa Missa presidida por ele, e concelebrada pelos Padres Carlos e Antônio Marcos, às 07:00 horas, no dia 21 de maio p.p., na Igreja Matriz, e logo após ofereceu-lhe delicioso café compartilhado.

Padre Nilton nós lhe agradecemos pelo seu contínuo esforço, zelo e dedicação, e principalmente por clip_image002[4]ser esse fiel amigo e pai espiritual que nos conduz amorosamente os nossos passos em direção à Casa do Pai.

Queremos ainda que saibas que somos muito felizes e agraciados por tê-lo junto conosco, e te parabenizamos, e pedimos para que Deus te cubra com muitas bênçãos e que a Virgem Santíssima te proteja com seu manto celestial, estando à frente de todas as dificuldades e obstáculos que se puserem em seu caminho.

Parabéns Padre Nilton, Deus te abençoe hoje e sempre!

PasCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário