terça-feira, 30 de outubro de 2012

SETEMBRO e OUTUBRO, FESTAS MARCAM A VIDA DA COMUNIDADE



Os meses de setembro e de outubro são muito especiais na vida da Paróquia São José de Torrinha. Setembro é o mês em que louvamos e agradecemos a Deus pelo nosso Padroeiro São José, a quem nossa Paróquia foi confiada quando de sua fundação no ano de 1910. E o mês outubro, nossa paróquia, unida à Igreja de todo o Brasil, rende suas homenagens à sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Igreja e nossa mãe.
Celebrar Maria e seu castíssimo esposo São José, é uma forma de mantermos avivadas nossa fé e nossa esperança em Cristo Ressuscitado, pois ambos são verdadeiros exemplos de vivência do amor que salva, do amor pregado e vivido por Jesus Cristo.
Toda comunidade se uniu em torno dessas festas, sob a orientação do Padre Carlos, e  desenvolveu extenso programa alusivo a essas comemorações, seja na parte religiosa, seja na parte recreativa.
Celebramos este ano 102 anos de fundação da Paróquia e a parte religiosa da festa procurou priorizar nas celebrações eucarísticas do mês a figura de São José, o pai amantíssimo de Jesus, o esposo de Maria, o homem justo e fiel a Deus, nosso padroeiro e patrono da Igreja universal.
A parte recreativa mais uma vez com as barracas montadas em frente à Matriz procurou resgatar as festas de outrora em que as famílias se reuniam em torno à quermesse num ambiente de descontração e numa feliz confraternização.
A festa do Padroeiro, em sua parte recreativa, além dos shows musicais, em que a comissão organizadora priorizou dar destaque aos jovens músicos torrinhenses, através de suas bandas, as quais abrilhantaram as noites das quermesses. Logo na abertura da festa foi oferecido à comunidade belíssimo desfile de modas do comércio de nossa cidade, cujos modelos a desfilar na passarela especialmente montada no interior da barraca de festas, foram nada mais nada menos que as senhoras que integram o Grupo de Convivência da 3.ª Idade de Torrinha, as quais desfilaram sua graça, beleza e elegância tais como as modelos profissionais, resgatando com isso a sociabilidade do idoso, promovendo com isso sua reintegração e sua participação na vida da sociedade torrinhense.
Destaque ainda se dê ao Segundo Encontro de Carros Antigos, evento que já se incorporou à nossa Festa do Padroeiro, contando com a presença de muitos colecionadores de carros de todo estado, os quais ofereceram espetáculo belíssimo nas ruas centrais de nossa cidade, mostrando com isso a beleza dos carros antigos e o “hobby” de ser um colecionador, que não mede esforços em mostrar suas coleções, através de encontros por todo o Brasil.
O mês de outubro, mês da Padroeira do Brasil, também mereceu destaque especial por parte da comunidade católica torrinhense, através de extensa programação religiosa desenvolvida na Capela  Nossa Senhoria Aparecida.
A parte religiosa da festa reservou aos fiéis devotos da Senhora Aparecida belíssima novena, que contou com a participação maciça da comunidade. Os nove dias que antecederam o Dia da Padroeira do Brasil, contaram com belíssimas reflexões e muitas orações pedindo a Virgem Mãe saúde, paz, confiança e proteção, através da formação de belíssimo mural com o formato da imagem de Nossa Senhora Aparecida, onde eram afixados os pedidos diários de cada fiel.
Quanto à parte recreativa da festa da Padroeira menção se faça ao belíssimo desfile de modas proporcionado pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excecionais – APAE de Torrinha, que superando suas dificuldades desfilaram trajando roupas das coleções das lojas do comércio local. Espetáculo de rara beleza mostra que esses nossos irmãos e irmãs, portadores de necessidades especiais, também merecem ser integrados à nossa convivência social, pois são também dignos filhos de Deus.
Parabenizamos a toda comunidade que soube conduzir essas festas dignamente, e pedimos a Deus, em sua infinita bondade que cumule de bênçãos toda nossa comunidade, especialmente à todas as pessoas que patrocinaram e trabalharam, as quais não mediram esforços para o sucesso das mesmas.
Leda e José Eugenio - PasCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário