sábado, 1 de setembro de 2012

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA 2012



No mês de agosto, mês vocacional, nossa Paróquia, em comunhão com toda a Igreja do Brasil, sob orientação da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, realizou a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. O tema que norteou as atividades deste ano que se desenvolveram no período de 12  a  18 de agosto foi : A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA.
Simplicidade, beleza e contando com a participação de todos os setores que compõem a comunidade, a solenidade de abertura ocorreu na Matriz, na Celebração Eucarística das 19:00 horas do domingo, dia 12 de agosto, na qual cada setor recebeu a imagem da Sagrada Família que circulou nas residências e em todas as atividades propostas para a Semana da Família.
Dentro do programa da referida semana oferecida pela nossa Paróquia destaquem-se as palestras: Família e Redes Sociais, proferida pela psicóloga, Dr. Maria Tereza Andriollo Muzardo, que discorreu sobre a Internet e as Redes Sociais que povoam as mentes das pessoas nesse mundo altamente globalizado, alertando para as coisas boas e as coisas más que isso oferece às nossas famílias, e, principalmente, orientando a família como proceder diante disso para educar bem nossos filhos.
Ética e Cidadania foi outra palestra. Proferida pelo Sr. Mauro Evaristo da Silva, Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança, que estabeleceu estreita relação no que se refere a ética cristã e a cidadania que devem existir desde a concepção e o cuidado que carecem uma nova vida, mostrando serem os primeiros 1000 dias de vida de alguém de vital importância na sua formação física e psicológica, que refletirão no futuro.
O programa desta semana incluiu ainda momento de oração e de adoração a Deus, ocorridos no encontro com as famílias nos setores, refletindo e rezando, mostrando a necessidade de resgatar o domingo como festa, tempo para cada um, para a família e para Deus; e, a Vigília Eucarística realizada em todas as capelas urbanas e rurais de nossa comunidade, rogando a Jesus Eucarístico que caminha com nossas famílias.
O encerramento da Semana Nacional da Família ocorreu também com uma Celebração Eucarística ocorrida na Igreja Matriz no dia 18 de agosto, às 19:00 horas, e que contou com a presença de todas as famílias participantes da semana.
O tema desta 21.ª SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA quis privilegiar a estreita relação que há entre a família o trabalho e a festa, principalmente quanto à festa, o descanso semanal, instituído por Deus após o trabalho da criação. Esse descanso que não se trata apenas um descanso para depois se voltar ao trabalho semanal, mas um descanso como tempo reservado para Deus, para si e para a família.
Infelizmente o mundo moderno transformou esse descanso, esse “tempo livre” no contexto de “fim-de-semana”. Em vez de descanso e da santificação que o domingo representa para nós cristãos, privilegia-se a diversão, a fuga das cidades, e isto exerce forte influência sobre a família. Os membros da família ficam, portanto, com essa dificuldade de encontrar momentos de relacionamento familiar. O domingo perde essa dimensão do “dies domini” (Dia do Senhor) e é vivido mais como “tempo individual” do que como um “espaço comum”, dificultando o encontro familiar. O encontro com Deus e com o outro é o centro da festa. A mesa dominical em casa, e a mesa eucarística na comunidade, são diferentes daquela de todos os dias: a de cada dia serve para sobreviver, mas a de domingo serve para vivermos a alegria do encontro. A família, para experimentar a presença do Senhor Ressuscitado, é exortada, aos domingos em especial a deixar-se iluminar pela Eucaristia. A missa torna-se a celebração central, viva e pulsante do “Dia do Senhor”, da sua presença de Ressuscitado aqui e agora. A Eucaristia concede-nos a graça de celebrarmos o mistério santo que vem ao nosso encontro. No domingo a família encontra o sentido e a razão da semana que se inicia. A família que dedica espaço e tempo para a festa, através do encontro familiar e da celebração dominical, recebe energias e recursos, aprende que a vida não é feita unicamente de necessidades a atender, mas de relações a construir. A gratuidade da Eucaristia exige que a família participe da memória da Páscoa de Jesus. Na missa a família participa da Mesa da Palavra e da Mesa do Pão Eucarístico, que dão sabor e sentido às palavras e ao alimento cotidiano partilhado à mesa da família. A Eucaristia dominical enquanto nos introduz no coração de Deus faz a família, e a família na comunidade cristã faz, de certo modo, a Eucaristia. Agradeçamos, pois a Deus pelas nossas famílias e pelo exemplo que nos dá a Sagrada Família de Nazaré, pelo modelo no qual cada família deve se espelhar, e que tenhamos com as atividades desta semana nos conscientizados da necessidade de resgatarmos o sentido do domingo para a vida do homem e para a união da família, como sendo uma grande festa que celebramos em casa, no almoço dominical, por exemplo; e na comunidade com a Sagrada Eucaristia. Parabéns a todas as famílias de nossa comunidade que participaram desta Semana.
Leda e José Eugenio  - Pascom



Nenhum comentário:

Postar um comentário