sábado, 29 de setembro de 2012

Outubro, mês da Padroeira do Brasil



Celebramos no dia 12 de outubro a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, declarada em 1930, pelo papa Pio XI, como a padroeira do Brasil. Foi aclamada oficialmente como Rainha e Padroeira de nossa pátria em 1931, na cidade do Rio de Janeiro, então nossa Capital Federal, pelo Governo Brasileiro, na presença de uma multidão de fiéis.
Apesar do título de Rainha e Padroeira do Brasil,  na sua humildade, Maria manifestou-se em nossa terra, de maneira discreta e simples em 1717 a três pescadores: João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, através  de uma pequena imagem encontrada nas águas do rio Paraíba.
Levada para a casa de um deles, a imagem começou a ser venerada sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A devoção a nossa Mãe Aparecida começou modestamente com a oração do Terço e, aos poucos, com o crescimento do número de devotos e de graças alcançadas, atribuídas à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, em 1745 foi construída uma capela, no Morro dos Coqueiros, onde se encontra hoje a Basílica Antiga. Em 1955 deu-se início à construção do atual santuário, o maior santuário mariano do mundo.
No ano de 1980, o Papa João Paulo II consagrou a Basílica e desde então essa data 12 de Outubro tornou-se um feriado nacional no Brasil.
Como vimos, a devoção a nossa Mãe Aparecida, surgiu de maneira muito simples e humilde, assim como o nascimento de seu Filho Jesus, que mesmo sendo rei e nosso Salvador, escolheu vir ao mundo por meio de Maria, essa jovem pobre de Nazaré e nascer num estábulo, cercado por pastores e animais.
Maria foi indispensável para Deus realizar seu plano de salvação em Cristo e continua a sê-lo até que o Reino se estabeleça, até que chegue o momento da volta de seu Filho.
Em comunhão com toda a nossa Igreja Católica, em especial com o Santuário Nacional de Aparecida, celebraremos também em nossa Paróquia, na Capela Nossa Senhora Aparecida, do dia 03 a 12 de outubro, a novena em louvor à Padroeira, à nossa Mãe Aparecida.
Serão nove dias de orações, louvor a Deus, pedidos e agradecimentos de graças alcançadas por intercessão de sua Mãe e também nossa. Participemos com muita fé, na certeza de que Maria nos leva a seu Filho Jesus.
Nossa Senhora Aparecida, santa Mãe de Deus, rogai por todos nós.  

PasCom  Carmen V. Bonine

Nenhum comentário:

Postar um comentário