
Por isso quando essa emergência indesejável acontece, uma intervenção rápida e eficiente, com capacitação a procedimentos adequados, provavelmente evitará proporções maiores, justificando investimentos em prevenção.
A importância da capacitação e treinamento da população fixa das edificações, e aquela que se concentra em locais abertos ou fechados e formação e treinamento de brigada de incêndio são extremamente relevantes, uma vez que a experiência nos ensina que é melhor prevenir o incêndio do que combatê-lo. Quanto mais eficiente se tornar a prevenção, menores serão as probabilidades da ocorrência de incêndio e, consequentemente, menores serão as oportunidades de o fogo causar danos às pessoas e ao patrimônio.
Pensando nisso a comunidade paroquial, cumpridora das leis civis, e atendendo às exigências de legislação no que se refere à aglomeração de pessoas, principalmente nas festas promovidas pela paróquia, de modo especial no que concerne à prevenção de sinistros como incêndio, promoveu no dia 12 de setembro p.p. curso de capacitação sobre prevenção de incêndios e quais os procedimentos adequados a serem tomados quando os mesmos já ocorreram.
Tal capacitação foi, portanto direcionada aos membros da comunidade que atuam nas grandes festas promovidas pela paróquia, festas urbanas e rurais, ocasiões em que ocorrem grande concentração de pessoas nesses locais, porém, ela foi também extensiva a todas as pessoas de nossa cidade que se interessaram dela participar.
O facilitador de tal capacitação foi o Sargento Marco Antônio Pereira, do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Jau. O Sargento Marco Antônio é católico praticante em Jaú. Casado há 23 anos, pai de 2 filhos, possui 25 anos dedicados à corporação como soldado do fogo, e sua palestra durou cerca de três horas, onde procurou abordar a prevenção, com o intuito principal de despertar o interesse por ela; o combate ao incêndio propriamente dito, através de técnicas corretas de debelar um incêndio; e, é claro, noções de primeiros socorros, de como manter ou restabelecer sinais vitais de vida.
Basicamente o intuito de tal promoção de nossa comunidade paroquial, além de cumprir a exigências no tocante a concessão de alvarás de funcionamento é a de criar um grupo de pessoas especialmente capacitadas, preferencialmente aquelas que atuam nas nossas festas, para que possam atuar nessa área específica na prevenção e combate a um princípio de incêndio, e que também estejam aptas a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.
E já pudemos ver os resultados desta ação na última Festa do Padroeiro São José, com a distribuição de vários extintores de incêndio na barraca de festa. Parabéns a todas as pessoas que participaram desta capacitação, e às quais a partir de agora possam ser chamados de brigadistas de incêndio da Paróquia São José de Torrinha.
Leda e José Eugênio - PasCom
Nenhum comentário:
Postar um comentário