Pelo segundo ano consecutivo, nossa comunidade paroquial, à vista da doutrina social da Igreja, e de forma ecumênica, abriu suas portas, para juntamente com as entidades sociais beneficentes da cidade, realizar no período de 14 a 21 de julho, o 23.º FEST’ INVERNO.
Com o lema “uma festa da solidariedade” entidades sociais do município, como APAE – AVOCCAT - CASA DA CRIANÇA – COMUNIDADE TERAPÊUTICA MARIA FERNANDA – LAR DOS IDOSOS e CENTRO DE PASTORAL IRMÃ DULCE uniram-se para, além de oferecer momentos de cultura e de lazer, angariar recursos para o gerenciamento financeiro de suas atividades assistenciais.
E como sempre nossa comunidade, respondendo a esse apelo, participou de forma brilhantíssima, enaltecendo a necessidade de todos nós participarmos das atividades dessas entidades que promovem a dignidade do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, se, não com o nosso trabalho, como também criando possibilidades no fornecimento de recursos financeiros para que outros o façam.
Com o apoio amplo do Departamento Municipal de Educação e Cultura de Torrinha, e com o patrocínio do empresariado torrinhense, o Re-Canto do Gallo foi o local que abrigou a solidariedade durante esse período.
Em assim sendo, em termos culturais, o 23.º FEST’INVERNO ensejou a oportunidade de valorizarmos a autêntica música raiz, que só a viola pode trazer, com a brilhante apresentação da ORQUESTRA DE VIOLEIROS DE TORRINHA, sob a regência do Prof. Marcelo Sarti. E o momento culminante dessa apresentação deu-se com o show do talentoso violeiro Souzinha, da cidade de Americana.
Ainda no que tange ao incentivo à cultura, tivemos durante o Fest”Inverno, a oportunidade de valorizar o teatro amador, através da apresentação do Grupo Teatral da Igreja do Evangelho Quadrangular, com a peça “A Grande Festa”, baseada no parábola das dez virgens.
A Comunidade Terapêutica Maria Fernanda, entidade de recuperação de dependentes químicos, e uma das destinatárias dos recursos auferidos com o Fest”Inverno, contando com o auxílio das voluntárias, Professoras Alciléia e Valéria, ofereceu outra oportunidade de valorização do teatro, com uma paródia dos programas de auditório da televisão brasileira
Quando se fala de espetáculos de promoção à cultura popular, o circo não pode ficar de fora. Em assim sendo ele também foi lembrado nessa festa, com belíssimo show do palhaço Tic-Tac, que levou as crianças ao extâse. Jograis e canções pelos alunos da Casa da Criança e da APAE foram outros momentos deliciosamente apreciados pelo público que acorreu ao Re-Canto do Gallo.
O concurso de Mini Miss, e neste ano com a introdução do concurso Mini Mister, foi a atividade com a maior participação da comunidade, levando pais, parentes, amigos e amigas dos concorrentes ao delírio, sobretudo pela graça, beleza, inocência e pureza de nossas crianças.
Ainda em termos musicais, o Departamento de Educação e Cultura do município promoveu, através deste Fest’Inverno grande incentivo às Bandas de nossa cidade: Banda Cogere, Banda Caos e Banda Tomahock.
Em resumo podemos afirmar que o 23.º Fest’ Inverno foi um grande sucesso, pois além de ser a festa da solidariedade, uniu a comunidade em torno das entidades que prestam serviços de promoção do ser humano como um todo, devolvendo-lhe com isso a dignidade que lhe foi suprimida pela própria sociedade que reduz o ser humano a um simples consumidor e descartável quando isso não acontece.
Que Deus abençoe a todas as pessoas que com seu trabalho promoveram o 23.º Fest’Inverno, e muito as pessoas que estão à frente e que trabalham nas entidades ora beneficiadas.
Leda e José Eugênio - PasCom
Nenhum comentário:
Postar um comentário